quinta-feira, 7 de abril de 2016

Spanakopita (Pastelzinho Grego)

Como esse Blog é muito eclético e eu adoro fugir do óbvio hoje vamos ter uma deliciosa receita grega!!! A primeira vez que ouvi falar dela foi no filme Casamento Grego (um dos meus filmes favoritos...rsrs). Corri atrás e consegui adaptar essa receita para os ingredientes que temos com facilidade aqui no Brasil. Ela originalmente é feita com Massa Filo (que é muuuuito cara e extremamente difícil de se encontrar. Mas dei um jeitinho e consegui fazer algumas pequenas mudanças nos ingredientes e que não tirar a "deliciozidade" do prato. Então...Vamos a receita:



500ml de Leite.
3/4 de xícara de Farinha de Trigo.
1 pacotinho de Tempero para Aves.
2 Ovos pequenos.
1 colher de chá de fermento.
Orégano.

Óleo para untar sua frigideira.


Recheio de Couve e Queijo Cremoso:
1 maço ou pacote de couve lavada e cortada bem fininha e refogada apenas com uma pitada de sal.
1 pote de Queijo Cremoso ou Requeijão.


Recheio de Espinafre e Ricota:
1 maço ou pacote de espinafre lavado, seco e levemente refogado com um pouco de sal.
Ricota temperada com  azeite e sal.


No liquidificador bata o leite, os ovos, o orégano e o tempero. Ainda batendo, retire aquela tampinha de cima e vá acrescentando aos poucos a farinha e depois o fermento. Bata por uns 30 segundos. A massa não pode estar nem muito líquida (como água), nem muito pesada.
Leve uma frigideira ou Crepeira com fundo de teflon ao fogo em temperatura média e coloque um pouquinho de óleo, espalhe no fundo todo e em seguida coloque uma concha de massa. Espalhe bem deixando ela fininha (se ela ficar muito grossa não vai dar certo na hora de dobrar). Deixe endurecer por uns 30 segundos e vire com o auxílio de uma espátula de cozinha.
Retire quando ela estiver bonita e dourada e coloque em um prato raso. Repita todo o processo com o óleo e a massa até que você tenha feito todas as massas. É importante colocar as massas uma por cima do outra porque isso impede que eles endureçam. Eles precisam ficar levinhos e fáceis de dobrar.


Comece o preparo do recheio de couve ou espinafre. O recheio que eu usei na foto é o de couve com queijo. 
Com as massas ainda quentes coloque a couve levemente refogada e fria no centro da sua massa e coloque uma colher de queijo cremoso ou requeijão no centro.



Logo em seguida feche a sua massa dobrando as pontas e formando um quadrado. Aperte um pouquinho para fechar, por isso é importante montar os spanakopitas com a massa ainda quentinha, para grudar bem todas as pontas.


Passe bastante manteiga derretida cobrindo o fundo de uma forma coloque os seus envelopinhos já recheados lado a lado nessa forma e leve ao forno em temperatura média. Vire de lado todos os spanakoptas a cada 10 minutos. Isso vai garantir uma deliciosa crocancia dos dois lados. Se precisar vire mais de uma vez até obter uma cor linda e dourada e uma casquinha bem crocante.
Retire do forno, coloque em um prato e sirva ainda quente.




Faça essa deliciosa receita na sua casa, convide a família e os amigos para experimentar esse gostinho da Grécia, divirta-se na sua cozinha. Compartilhe essa receita com mais pessoas e não se esqueça de temperar tudo com Amor.

Você encontra essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://www.instagram.com/chefcamyllasouza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário