terça-feira, 6 de outubro de 2015

Gyoza de Massa Caseira

Hoje nossa receita é super especial e veio de lá do Japão. Estive no domingo na 6ª Japan Sul Festival e confesso que comi demais. Mateia algumas das minhas vontades e apreciei algumas coisas deliciosas da culinária japonesa, mas infelizmente não encontrei Gyoza que é um comida deliciosa e clássica da culinária Oriental, é claro que muda de nome e o mode de preparo mudam de lugar para lugar. Na China ele é chamado de Jiaozi e é feito apenas no vapor sem tostar. Na Coréia é chamado de Mandoo. Então...Vamos a receita:

Massa:
2 xícaras de Farinha de Trigo.
1/2 xícara de Água Morna.
Sal.

Recheio:
300g de Carne de Porco Moída (eu sempre uso um pedaço de filé suíno. Se você não encontrar um açougueiro que aceite moer essa carne para você, basta cortar em pedaços bem pequenininhos.
1 xícara de Acelga picada e levemente refogada.
1/2 xícara de Alho Poró ou Cebola cortada em pedacinhos pequenos.
1 Cebolinha bem picada.
2 colheres de sopa de Molho de Soja.
1 colher de sopa cheia de Óleo de Gergelim, mas para facilitar, como não é um produto que todos tem em casa, pode usar o óleo comum mesmo.
1 colher de chá de cominho.
Pimenta a gosto.

5 colheres de óleo para fritar.
1 xícara de chá de Água para cozinhar no vapor.

Em um recipiente coloque a farinha peneirada. Dilua o sal na água morna e derrame no meio da massa. Trabalhe a massa sovando sobre uma superfície lisa e fria. Sove a massa por 10 minutos até que ela desgrude totalmente das suas mãos e não grude na superfície, além de estar lisa e bonita. Se ela estiver muito mole acrescente um pouquinho mais de farinha. Divida em duas, faça dois rolos, enrole em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.



Em um recipiente misture todos os ingredientes do recheio. Tenha a certeza de que toda a carne foi bem misturada e pegou todos os temperos e sabores que foram colocados.


Depois de passados os 30 minutos leve a massa até uma superfície lisa e polvilhada com farinha. Corte bolinhas com mais ou menos 2,5cm (corte mair se você quiser gyozas maiores). Abra cada bolinha formando um circulo (não deixe a massa muito fina, pois ela pode rasgar).




Pegue cada circulo de massa, coloque na palma da mão, umedeça levemente as bordas com um pouquinho de água, coloque uma colher de recheio dentro e feche. Você pode ver a forma de fechar um Gyoza no vídeo do link abaixo:


O cozimento eu costumo fazer em uma penela específica para cozimento no vapor, mas na receita coloquei uma forma mais simples de fazer. 
Em uma panela de teflon com tampa coloque 3 das 5 colheres de óleo e coloque alguns dos gyozas com um espaço de um dedinho entre cada um deles. Deixe tostar em fogo baixo por 8 minutinhos. Quando você perceber que a parte debaixo deles está ficando dourada acrescente, pela lateral da panela a água. Tampe em deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a água seque e eles comecem a fazer um barulho de que estão fritando.





Depois que a água secar você vai perceber que eles vão ter dobrado de tamanho, por isso é necessário que você deixe um espacinho. Retire a tampa, espalhe pelas laterais da panela as 2 colheres restantes de óleo e deixe fritar. Vire para fritar dos dois lados.


Retire, escorra em uma folha de papel toalha e sirva ainda quentinho acompanhado de Molho de Soja.






Faça na sua casa, arrisque-se, se você quiser use outros tipos de recheio. Convide a família e os amigos para comerem também. Compartilhe essa receita com mais pessoas. Divirta-se na sua cozinha e seja muito feliz.

Você pode encontrar essas e muitas outras fotos na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário