sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Biscoito de Polvilho Mineirinho

Acredito que todos nós temos um tipo de comida que nos agrada mais. Alguns amam comida Nordestina com todos aqueles temperos, os sabores super fortes. A comida Sulista com características mais Europeias, a comida Paulista com toda a sua diversidade, mas confesso que, na minha opinião, não existe nada igual a comida Mineira. O poder que a comida mineira tem de fazer com que você se sinta em casa, por mais longe que esteja. O queijo que não tem igual...Ai ai...só de falar já me deu vontade. Por isso, hoje vou te ensinar a fazer o famoso Biscoitinho de Polvilho. Não aquele com sabor de industrializado, mas aquele com cara de fazenda, cara de comida de Vovó. Então, vamos a receita:

500g de Polvilho (Azedo ou Doce. No final você vai encontrar duas fotos te mostrando a diferença entre os dois tipos de polvilho).
2 ovos.
1/2 xícara de Óleo.
1/2 xícara de Água bem Quente  (use assim que levantar fervura, para escaldar o Polvilho).
1/2 xícara de Água em temperatura ambiente.
Sal
E 1/2 xícara de Queijo Parmesão Ralado (a gosto)

Obs: se a massa ficar muito pesada acrescente mais água aos poucos.

Em um recipiente coloque o polvilho, o sal e o queijo e misture bem. Acrescente o óleo e mexa até que se forme uma espécie de farofinha mais grossa.
Acrescente a água quente aos poucos e vá mexendo para escaldar o polvilho.
Coloque o ovo e mexa até que ele se misture com a massa e então comece a acrescentar a água aos poucos. Vá devagar na hora de colocar a água porque talvez você não precise colocar toda.
Coloque água e mexa até que se forme uma massa na consistência da massa de bolo. Nem muito liquida, nem muito dura e pesada.
Com uma colher coloque porções de massa, no formato que você desejar, em uma forma que não precisa ser untada. Eu gosto de fazer palitinhos. Dê um espaço de cerca de 2cm entre eles porque vão crescer.
Tudo oque é feito com Polvilho Azedo cresce muito mais do que com o Polvilho Doce.
Leve ao forno pré aquecido a 180º por 30 a 35 minutos. Tire quando eles estiverem bonitos e dourados como os biscoitos das fotos.

Este foi feito com Polvilho Azedo

Este foi feito com o Polvilho Doce

Faça na sua casa, convide os amigos para comer, divirta-se na cozinha. Compartilhe a receita com mais pessoas e acima de tudo...Seja Feliz.

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada Ca Linda! Desculpe a demora em responder. Meu Blog estava com um problema e eu não conseguia ver as mensagens. Beijos

      Excluir