terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pão Caracol Salgado

Já ouvi muitas pessoas dizerem esta mesma frase muitas vezes: "Eu adoraria aprender a fazer pão em casa, mas deve ser muito difícil. Não tenho paciência". Bem, acredito que a culinária é uma arte que deve ser praticada tendo tempo. É claro que algumas receitas são mais rápidas, simples e ficam prontas em pouquíssimo tempo. Mas existem aquelas receitas que levam um pouco mais de tempo. Receitas que você põe, praticamente, o seu coração. Mas que no final de tão uma satisfação tão incrível e você fica com aquele sentimento de dever cumprido. Como se inconscientemente você estivesse dizendo "Eu venci, eu desvendei essa arte". Acredito que fazer pão é uma arte, pois precisa de tempo para crescer, a massa precisa ser trabalhada, mas o resultado final é delicioso. Acredito que tudo o que vale a pena na vida passa pelo mesmo processo. Mas o final é sempre delicioso e vale totalmente a pena. Então...Vamos a receita:

3 xícaras de Farinha de Trigo.
Sal
1/2 tablete de Fermento Biológico. (o ideal é aquele que é esse fresco em tablete porque o pão cresce muito mais do que com o fermento biológico seco).
1 xícara de Leite ou Água (se você tem intolerância a Lactose você pode fazer essa substituição).
4 colheres de Óleo.
1 pote de Queijo Cremoso ou Requeijão (procure não usar um que seja muito salgado).
100g de Presunto ou Peito de Peru.
Orégano
1 gema batida.

Em um recipiente peneire a farinha e o sal e reserve.
Em uma panelinha aqueça o leite e o óleo por apenas 30 segundos. Tenha cuidado, não deixe ferver, a sua mistura líquida precisa estar apenas levemente morna. Se você usar muito quente o calor vai cortar o poder de crescimento do fermento e seu pão não vai crescer nada.
Retire do fogo e dissolva o fermento no líquido mexendo devagar com uma colher ou garfo. Quando já estiver dissolvido abra um buraco no meio da mistura dos ingredientes secos e acrescente o líquido todo.
Vá incorporando a farinha ao líquido com movimentos circulares. Trabalhe a massa até que você obtenha uma bola de massa lisa e bonita e que desgrude das mãos. Um cuidado que é necessário é que a massa não pode ficar pesada, senão ela vai crescer pouco. Deixe ela leve e forme uma bola.
Coloque em um recipiente grande de preferência um pouco mais alto e largo, para permitir que a massa cresça bastante. Cubra com um pano e deixe descansar dentro do seu forno deligado por 40 minutos. Um ambiente escuro e sem alteração de temperatura vai ajudar o crescimento.


Depois de 40 minutos sua massa vai ter crescido bastante, pelo menos, dobrado de tamanho.
Coloque em uma superfície enfarinhada e abra levemente com um rolo. Jogue um pouquinho de farinha sobre a massa se ela começar a grudar.
Você vai perceber que sua massa está leve e fofa, então não sove a massa, apenas abra formando um retângulo. Você não precisa deixar a massa muito fininha, para que seu pão possa ficar macio.
Com a parte de trás de uma colher passe o queijo cremoso, distribua as fatias de presunto ou peito de peru e polvilhe o orégano.
Enrole a massa, sem apertar muito, como um rocambole.



Corte pedaços com três dedos de largura e coloque-os em uma assadeira ou refratário untado apenas com margarina, deixando um espaço de três dedos entre cada um, pois ele vai crescer muito mais. Pincele delicadamente cada um com a gema batida e polvilhe com um pouquinho mais de orégano.
Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.
Leve ao forno, sem pré aquecer, a 180º. O fato de você colocar seu pão no forno ainda frio vai fazer com que o aquecimento lento faça seu pão crescer muito mais.
Deixe assar por 40 a 45 minutos ou até seu pão estar bonito e dourado.
Retire e sirva ainda quente.


Faça esses deliciosos pãezinhos na sua casa, convide a família e os amigos. Compartilhe essa receita, divirta-se na sua cozinha. E seja muito feliz em tudo o que você fizer.

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário