sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Torta Merengue de Limão - A Original

Confesso que essa é uma das receitas que eu mais amo. Além de ser linda é 100% americana. É bem comum vermos essa torta de Merengue de limão em filmes e séries. Aliás, minha busca pela receita perfeita dessa deliciosa sobremesa começou depois que eu assisti o filme Toast que conta a história do garota Nigel que tinha uma mãe que não era boa na cozinha. Depois que ela morre o pai dele se casa com uma mulher que é uma exímia cozinheira e que faz a melhor torta de merengue de limão que ele já viu. A partir daí ele começa uma busca incessante para conhecer todos os segredos culinários e a receita da Torta Merengue de limão mais perfeita do mundo. Confesso que depois de assistir esse filme comecei minha busca pela receita perfeita. Macia, doce e delicada com o perfeito equilíbrio entre entre o limão e o merengue. Então...vamos a receita:


Massa:
1 1/2 xícara de Farinha de Trigo.
5 colheres de Manteiga ou Margarina sem sal.
3 colheres de Açúcar.
1 colher cheia de Essência de Baunilha.

Recheio:
1 caixa de Creme de Leite.
1 caixa de Leite Condensado.
2 Gemas de Ovo.
Suco de 2 Limões.

Merengue:
2 Claras de Ovo.
1 colher cheia de Açúcar de confeiteiro ou Glaçucar.

Em um recipiente coloque a farinha e o açúcar peneirados. Acrescente a margarina e a baunilha e amasse até se formar uma massa úmida e que desgrude das mãos (como uma massa de torta ou biscoito). Se ela estiver muito seca acrescente 2 ou 3 colheres de leite.
Forre uma forma de torta ou uma forma mais baixa (o ideal é que tenha o fundo removível), como toda a massa. Faça furinhos na massa com um garfo para que ela não fique inflada. Leve ao forno pré aquecido a 180º por 10 minutos (o tempo de forno sempre muda de acordo com cada tipo de forno). Retire quando a massa estiver levemente dourada.

No liquidificador bata todos os ingredientes do recheio. Experimente a massa, se ela estiver com pouco gosto de limão acrescente o suco de mais um limão. Fica a seu critério. Coloque todo o recheio na massa assada e leve novamente ao forno por 20 minutos. Será o tempo para a o recheio cozinhar. Quando você colocar um palitinho e ele sair quase seco é hora de colocar o merengue.

Na batedeira bata as duas clara até ficarem em ponto de neve. Acrescente o açúcar e continue batendo até que se  forme um ponto que chamamos de Pico Firme (como está especificado na foto abaixo).


Com o auxílio de uma colher coloque o merengue, colherada por colherada sobre o recheio. O ideal é não deixar muito certinho, pois isso é que dá o charme para  a sua torta. Cubra toda a torta com o merengue sem deixar nenhum espacinho. Certifique-se de que seu merengue não está com liquido senão ela vai encolher depois de frio.
Leve novamente ao forno na grade de cima até que o Merengue esteja bonito e dourado como o das fotos.
Retire, deixe esfriar bem e sirva.
Quando você for servir, vai perceber a perfeita divisão entre Merengue e Recheio. Essa é a beleza e sofisticação da receita.



Faça você também essa deliciosa de clássica receita. Convide a família e os amigos para comer também. Compartilhe com mais amigos. Divirta-se preparando essa deliciosa e sofisticada sobremesa e seja muito feliz.

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário