terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pastel de Massa Caseira (Sem Álcool)

Existe comida mais Brasileira do que Pastel de Feira? Aquela massa fininha e crocante recheada com todo tipo de sabores. Nunca dá pra comer um só. Confesso que quando vou a uma feira ou pastelaria fico quase meia-hora tentando me decidir quanto ao sabor. Existem muitas histórias sobre o surgimento do Pastel, mas o mais provável é que ele tenha surgido na China como uma opção de rolinho primavera super crocante. Pastel é a comida favorita da minha mãe, mas por causa do excesso de sal das massas insdustrializadas ela acabava ficando sem comer. Mas...a alguns meses, depois de alguns testes, consegui desenvolver uma massa caseira de pastel que pode ter o sal mais controlado e não precisa de Pinga. Mas vamos a receita:

2 xícara de Farinha de Trigo.
1/2 xícara de Água Gelada.
Sal.
1 colher de Vinagre Branco.

Em um recipiente coloque a farinha peneirada. Abra um buraco no meio e coloque o vinagre e a água. Vá misturando a farinha com os líquidos fazendo movimentos circulares. É importante usar a água gelada, pois isso vai fazer com que sua massa fique super crocante e crie aquelas bolhinhas deliciosas com cara de pastel de feira. Assim que a massa estiver lisa e macia enrole em filme plástico e coloque na geladeira por 2 hora. Se a massa ficar muito grudenta e acrescente um pouco mais de farinha. Ela precisa, literalmente, desgrudar completamente das mãos e ficar firme. Se ficar muito seca acrescente um pouco mais de água gelada


Retire a massa, coloque sobre uma superfície fria e enrole como um rolo. Corte pequenas porções de massa e abra como bolinhas ou quadrados. Coloque o recheio de sua preferência. Eu usei queijo e orégano.


Feche com um garfo, polvilhe farinha em uma prato e coloque os pasteizinhos pra gelar por uma hora, cobertos com o filme plástico.
Retire e frite. Você também pode congelar seus Pasteizinhos por 2 meses e retirar da geladeira com 1 hora de antecedência antes de fritar. É importante fritar os pasteis com a massa gelada, mas não congelada, para que ele crie aquela casquinha crocante.




Faça você também na sua casa. Divirta-se na sua cozinha, compartilhe a receita com os amigos e seja muito Feliz.

Você encontra essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário